Arquitetura e design de luxo incorporam tecnologias de baterias para elevar autonomia de residências e escritórios inteligentes

Share

A próxima revolução da arquitetura e design de luxo no Brasil acaba de entrar em curso com a incorporação das tecnologias de baterias para armazenamento energético em residências e escritórios. As novas soluções de armazenamento de energia passam a ser combinadas com a nova geração de imóveis, mais conectados, mais automatizados e mais eletrificados.

A nova tendência de mercado, de design de luxo com tecnologias sustentáveis, acaba de ser materializada na parceria entre a ION Smart Solutions, fornecedora de soluções de baterias e sistemas de armazenamento energético, e a Herança Cultural, galeria de design e arte de alto padrão no Brasil.

As companhias apresentaram as soluções integradas de armazenamento de energia e mobiliário inteligente em uma imersão gastronômica em um jantar curado, realizado na própria galeria da Herança Cultural, em São Paulo, no dia 15 de abril. A proposta é atender os clientes que buscam cada vez mais eficiência, sustentabilidade e segurança, seja nas suas residências ou nos ambientes corporativos.

Com a queda no preço das baterias e a maior procura por utensílios com conectividade e mobiliário mais automatizado, os consumidores passaram a apostar na combinação dessas novas tecnologias para tornar suas casas mais inteligentes, mais valorizadas, mais sustentáveis e mais seguras do ponto de vista do fornecimento de energia”, comenta Sophia Cavalcanti, general manager da ION Smart Solutions.

Baterias incorporadas ao design.

Imagem: ION

A executiva explica que os consumidores de alto padrão avaliam, além do próprio retorno do investimento em novas tecnologias, os benefícios indiretos, como eliminação do risco de falta de energia que poderia causar grandes prejuízos em equipamentos queimados, perda de alimentos refrigerados e até impactos financeiros em operações comerciais.

Por exemplo, imagine um cliente que tem uma adega climatizada com rótulos raros e caros: um apagão prolongado pode comprometer completamente sua coleção. Ou ainda, um profissional que trabalha remotamente e perde uma reunião essencial ou uma operação financeira importante por conta da queda de energia. Ou uma empresa que opera no mercado financeiro e administra bilhões de reais na carteira de clientes. Portanto, o retorno desse investimento não é apenas financeiro, mas também imediato e imensurável em termos de conforto, segurança e continuidade das atividades”, diz Sophia.