A Bridgehill, empresa norueguesa desenvolvedora de mantas corta-fogo avançadas e soluções de proteção contra incêndio, desenvolveu uma membrana de cobertura resistente ao fogo especificamente para sistemas fotovoltaicos. Segundo a empresa, sua membrana Fireblock é incorporada às estruturas do telhado como uma camada adicional de proteção passiva contra incêndio sob os sistemas fotovoltaicos. A empresa afirmou que o produto foi projetado para telhados planos e inclinados e pode ser instalado tanto em construções novas quanto em reformas.
Segundo a Bridgehill, a membrana utiliza um mecanismo intumescente que se ativa quando exposto a altas temperaturas. A empresa afirma que um componente gerador de ácido se decompõe sob o calor, provocando a desidratação de um material contendo carbono e formando uma camada de carbono estável. Um agente expansor incorporado à membrana libera gases, fazendo com que o material se expanda e crie uma barreira mecanicamente robusta e termicamente isolante.
A Bridgehill afirmou que testes internos de resistência ao fogo mostraram temperaturas superficiais acima da membrana atingindo até 900 °C, enquanto as temperaturas abaixo da membrana permaneceram em torno de 150 °C após 25 minutos de exposição simulada ao fogo. A empresa disse que esse desempenho visa proteger estruturas de telhado que suportam carga, isolamento e instalações técnicas.
A empresa afirmou que a membrana mantém suas propriedades hidrorrepelentes e impermeáveis durante um incêndio, reduzindo os danos causados pela água de extinção. A Bridgehill disse que a superfície branca da membrana possui um alto albedo e pode refletir a luz na parte traseira dos módulos fotovoltaicos bifaciais, aumentando potencialmente a produção de energia.
A Bridgehill estima que os custos de instalação sejam de cerca de € 30 (US$ 35) por metro quadrado. A empresa afirmou que o produto está na fase final de lançamento no mercado, com a divulgação de certificações específicas para cada país, relatórios de testes e orientações de instalação.
A Bridgehill afirmou que a membrana pode ser instalada diretamente sob os sistemas fotovoltaicos, sobre a impermeabilização existente, criando uma barreira contínua resistente ao fogo sem alterar as estruturas padrão de telhados planos. Ela também pode ser colocada entre as camadas de isolamento e impermeabilização em telhados planos, principalmente em novas construções ou grandes reformas.
Para telhados inclinados, a Bridgehill afirmou que a membrana pode ser instalada sob ou sobre as mantas asfálticas durante novas construções ou reformas completas. Para telhados existentes, a empresa oferece uma opção de adaptação que consiste na instalação da membrana sobre a impermeabilização asfáltica existente, sob o sistema fotovoltaico, sem a necessidade de remover a cobertura.
A Bridgehill afirmou que o produto pode ser integrado em construções de telhados comuns para ajudar projetistas e instaladores a atender aos requisitos de proteção contra incêndio para sistemas fotovoltaicos em telhados.
Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.






Ao enviar este formulário, você concorda com a pv magazine usar seus dados para o propósito de publicar seu comentário.
Seus dados pessoais serão apenas exibidos ou transmitidos para terceiros com o propósito de filtrar spam, ou se for necessário para manutenção técnica do website. Qualquer outra transferência a terceiros não acontecerá, a menos que seja justificado com base em regulamentações aplicáveis de proteção de dados ou se a pv magazine for legalmente obrigada a fazê-lo.
Você pode revogar esse consentimento a qualquer momento com efeito para o futuro, em cujo caso seus dados serão apagados imediatamente. Ainda, seus dados podem ser apagados se a pv magazine processou seu pedido ou se o propósito de guardar seus dados for cumprido.
Mais informações em privacidade de dados podem ser encontradas em nossa Política de Proteção de Dados.