A fabricante de energia solar Maxeon Solar Technologies, com sede em Singapura, e a fabricante chinesa de células e módulos solares Aiko Solar anunciaram um acordo global que resolve todas as disputas de patentes em andamento entre as duas empresas.
“De acordo com o acordo, a Aiko obterá uma licença para todas as patentes de células e módulos solares de back contact (BC) da Maxeon fora dos Estados Unidos, incluindo patentes existentes e aquelas que serão adicionadas nos próximos cinco anos”, diz a declaração conjunta. “Também de acordo com o acordo, a Maxeon concordou em retirar e encerrar integralmente todas as ações de execução de patentes pendentes e potenciais contra a Aiko, e a Aiko concordou em retirar e encerrar todos os esforços de invalidação contra as patentes da Maxeon.”
Não foram divulgados mais detalhes sobre o acordo.
A Maxeon iniciou o processo judicial contra a Aiko em 2023, quando apresentou uma queixa perante o Tribunal Regional de Mannheim relativa à violação de sua patente EP2297788. Em maio de 2025, o Tribunal Distrital de Haia, nos Países Baixos, rejeitou um pedido de liminar apresentado pela Maxeon contra a Aiko em relação à patente. O mesmo tribunal rejeitou o pedido inicial de liminar da Maxeon em maio de 2024, o que levou a empresa a apresentar imediatamente um recurso.
Em junho de 2024, a Maxeon abriu um segundo processo contra a Aiko e vários de seus parceiros perante a Divisão Local do Tribunal Unificado de Patentes em Düsseldorf , alegando violação da patente EP3065184 da Maxeon.
Em dezembro de 2025, a Maxeon entrou com um novo processo por violação de patente contra a Aiko perante o Tribunal Regional de Munique I, na Alemanha . O processo alegava que a Aiko e sua rede de distribuição europeia infringiram a patente principal da Maxeon para a tecnologia solar BC, EP2297789B1, nos módulos solares BC de “segunda e terceira geração” da Aiko, vendidos no mercado europeu.
Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.






Ao enviar este formulário, você concorda com a pv magazine usar seus dados para o propósito de publicar seu comentário.
Seus dados pessoais serão apenas exibidos ou transmitidos para terceiros com o propósito de filtrar spam, ou se for necessário para manutenção técnica do website. Qualquer outra transferência a terceiros não acontecerá, a menos que seja justificado com base em regulamentações aplicáveis de proteção de dados ou se a pv magazine for legalmente obrigada a fazê-lo.
Você pode revogar esse consentimento a qualquer momento com efeito para o futuro, em cujo caso seus dados serão apagados imediatamente. Ainda, seus dados podem ser apagados se a pv magazine processou seu pedido ou se o propósito de guardar seus dados for cumprido.
Mais informações em privacidade de dados podem ser encontradas em nossa Política de Proteção de Dados.