A mais recente edição da World Future Energy Summit (WFES), realizada na semana passada em Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos, destacou o papel central da energia solar, renováveis e armazenamento de energia no Oriente Médio e Norte da África (MENA), mesmo com a maioria dos países da região continuando a investir fortemente em petróleo e gás.
Embora a feira não tenha crescido este ano, atraiu uma participação mais ampla em toda a cadeia de suprimentos, com áreas dedicadas a fabricantes e prestadores de serviços da Índia, China, Alemanha, Suíça e Turquia, entre outros.
“A WFES é diferente de qualquer outra coisa nesta região. É onde realmente entram os tomadores de decisão. Quando você vai aos maiores fornecedores, vê participação ao nível de presidente”, disse o CEO da Solarabic, Waleed AlHallaj, à pv magazine. “Isso não é apenas sobre os Emirados Árabes Unidos ou a Arábia Saudita. É sobre toda a região MENA. Estamos vendo mercados emergentes como Síria, Líbia e Iêmen. A WFES está se tornando cada vez mais internacional e orientada para tecnologia.”
Segundo a AlHallaj, o segmento comercial e industrial (C&I) está crescendo em todo o Oriente Médio, especialmente nos Emirados Árabes Unidos e na Arábia Saudita, impulsionado pela crescente adoção de sistemas de armazenamento de energia em bateria (BESS). “Enfrentamos grandes desafios com o acesso à eletricidade em partes da região”, disse ele. “Em outras áreas, a rede está tão saturada, com alta participação de renováveis, que o armazenamento de energia é a única solução.”
Ele identificou Iraque, Iêmen e Líbia como os mercados emergentes mais promissores da região, citando desafios contínuos de estabilidade da rede e forte potencial de crescimento. Marrocos, Argélia e Egito também devem ver expansão no setor agrícola, onde soluções solares e de armazenamento estão ganhando força. “Ouvi dizer que o Marrocos instalou mais de 1 GW só no setor agrícola no ano passado”, disse AlHallaj.
A Arábia Saudita também está se tornando cada vez mais atraente, especialmente devido às oportunidades de acompanhar a crescente demanda de data centers com geração e armazenamento renováveis. “O próximo mercado emergente aqui é o fornecimento de energia para instalações de data center de IA (AIDC)”, relatou Hong So Goh, diretor de tecnologia de rede da Sungrow. “Eles exigem imenso poder para treinamento de grandes modelos de linguagem e inferência de IA, o que cria oportunidades significativas.”
“Esse novo segmento também apoia o desenvolvimento do armazenamento de energia por bateria na região”, acrescentou. “Baterias são os únicos sistemas rápidos o suficiente para cumprir os prazos agressivos dos data centers da AIDC. O PV pode ser combinado com o BESS para criar fontes de alimentação confiáveis capazes de suportar cargas computacionais 24 horas por dia, 7 dias por semana.”
A Sungrow identificou Kuwait e Iraque como mercados particularmente interessantes para seu negócio de armazenamento, ao mesmo tempo em que incluiu Uzbequistão e Quirguistão em uma estratégia macro-regional mais ampla.
O analista da Rystad Energy, Nishant Kumar, disse que a WFES permite que visitantes e expositores compreendam melhor a cadeia de valor fragmentada da região e a dinâmica competitiva. “Nesta região, vemos uma visão clara de cima para baixo, desde ministérios até desenvolvedores-chave como Masdar, além de outros atores que impulsionam metas climáticas e de renováveis”, afirmou à pv magazine. “O ecossistema representado neste evento está claramente apoiando essa trajetória.”
Kumar identificou o armazenamento de baterias e operações e manutenção (O&M) como os segmentos mais promissores no mercado MENA. “Garantir a confiabilidade da entrega de energia e a integridade das instalações será fundamental”, relatou ele. “Novos segmentos só surgem quando o mercado atinge um certo nível de confiança, e esse é um dos sinais mais encorajadores deste evento.”
A Middle East Solar Industry Association (MESIA) participou do evento com 27 empresas associadas. “Isso é um testemunho de quão importante o WFES se tornou para o setor solar”, disse o diretor-executivo do MESIA, Hinde Liepmannsohn. “Estamos vendo mercados emergentes como Líbia, Iêmen e Iraque se tornando mais interessantes em termos de volumes potenciais. A estabilidade política continua sendo um desafio, mas nossos membros estão cada vez mais explorando oportunidades de investimento e eventos locais nesses países.”
O número de fornecedores de componentes fotovoltaicos na WFES aumentou significativamente este ano, segundo Fazle Moyeen Quazi, chefe global de serviços técnicos da ACWA Power, da Arábia Saudita. “Vemos uma gama crescente de fornecedores, o que é muito útil para desenvolvedores como a ACWA Power”, disse ele à revista pv. “Nós nos encontramos não apenas com OEMs de tecnologia, mas também com fornecedores de segundo e terceiro nível, contratados EPC, desenvolvedores, ministros e reguladores. É uma plataforma verdadeiramente global.”
A Quazi identificou o armazenamento de energia e a inteligência artificial como as principais tendências emergentes na região. “As perdas por corte e a redução estão pressionando mais operadores de usinas fotovoltaicas a implantarem armazenamento”, disse ele. “O armazenamento tem bom desempenho no pico de raspagem e aumenta significativamente a resiliência e estabilidade do sistema. A resposta da bateria nos níveis de controle primário, secundário e terciário é impressionante. Também estamos vendo um impulso inicial no hidrogênio verde.”
No geral, o WFES 2026 confirmou o papel estratégico crescente da energia solar e do armazenamento de energia em toda a região MENA, com as baterias sustentando a estabilidade da rede, projetos de C&I, agricultura e crescimento de data centers. A base de fornecedores em expansão aponta para uma maturidade de mercado crescente e uma adoção mais rápida de energia solar e armazenamento tanto em mercados regionais estabelecidos quanto emergentes.
Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.






Ao enviar este formulário, você concorda com a pv magazine usar seus dados para o propósito de publicar seu comentário.
Seus dados pessoais serão apenas exibidos ou transmitidos para terceiros com o propósito de filtrar spam, ou se for necessário para manutenção técnica do website. Qualquer outra transferência a terceiros não acontecerá, a menos que seja justificado com base em regulamentações aplicáveis de proteção de dados ou se a pv magazine for legalmente obrigada a fazê-lo.
Você pode revogar esse consentimento a qualquer momento com efeito para o futuro, em cujo caso seus dados serão apagados imediatamente. Ainda, seus dados podem ser apagados se a pv magazine processou seu pedido ou se o propósito de guardar seus dados for cumprido.
Mais informações em privacidade de dados podem ser encontradas em nossa Política de Proteção de Dados.