Líderes do setor recomendaram que compradores de sistemas de armazenamento de energia em baterias (BESS, na sigla em inglês) olhem além dos preços de tabela e dos números divulgados, durante um webinar da pv magazine Week Europe 2025.
Em uma sessão sobre o que considerar ao adquirir BESS, realizada como parte da conferência virtual da pv magazine na semana passada, os palestrantes discutiram preços, confiabilidade de fornecedores e produtos e as perspectivas para o armazenamento de energia em baterias na Europa.
Ed Mulloy, Engenheiro de Soluções da Accure Battery Intelligence, alertou que, devido à fixação da indústria no custo por kWh, os fabricantes de equipamentos originais (OEMs) são incentivados a “remover o risco desse valor e, em vez disso, incluí-lo no contrato”.
“O custo real de uma bateria vai muito além do preço por kWh. Também está no contrato, e é aí que vemos muitos compradores ganhando e perdendo. O preço pode parecer bom, mas você precisa estar ciente das responsabilidades que está assumindo e que podem reduzir a economia”, disse ele. “Um bom contrato tem definições claras, valores de referência competitivos, está alinhado com o seu caso de uso real e oferece flexibilidade para futuras mudanças de mercado ou de receita”, acrescentou Mulloy. “Um contrato ruim, mesmo que o preço seja ótimo, pode corroer silenciosamente seus retornos ao longo da vida útil do seu projeto.”
‘Analise a relação preço/qualidade’
Em um painel sobre seleção de fornecedores e considerações tecnológicas, Stefano Alberici, vice-presidente de Tecnologia para a região EMEA da HyperStrong International, ampliou a discussão sobre preços, aconselhando os compradores a analisarem a relação custo-benefício, em vez do preço em si.
“O preço em si é um pouco enganoso. O preço se deve à forma como você processa seu produto, como o fabrica, como o testa, como o calibra e como o certifica. Se você não quer surpresas desagradáveis no local, todas essas etapas precisam ser realizadas antes”, disse Alberici, acrescentando que focar apenas no preço muitas vezes leva a acreditar que um produto é caro, em vez de ser bem testado e de alta qualidade.
“Quando falamos de testes de aceitação em fábrica, testes de aceitação em campo ou certificações, todos esses aspectos precisam estar presentes”, acrescentou Alberici. “Como posso investir milhões em um projeto que deve durar vinte anos, talvez até mais, esperando que as coisas estejam funcionando agora? De jeito nenhum.”
Ao ser questionado sobre as preferências dos clientes na Europa, Edward Rackley, chefe de armazenamento de energia do CRU Group, previu que o mercado começará a ver mais produtos integrados, sejam eles de corrente alternada (CA) ou corrente contínua (CC). “É muito mais fácil para o proprietário de um ativo com uma falha ou que precisa discutir uma garantia ligar para um único fornecedor do que consultar dez fornecedores de componentes diferentes e tentar desvendar essa complexidade”, afirmou.
Alberici também recomendou que os investidores verifiquem se o integrador de sistemas também está localizado no território. “Na minha opinião, o processo de vendas não se resume a vender o sistema, mas sim a acompanhá-lo até o fim de sua vida útil”, acrescentou.
‘Nem todas as fábricas são iguais’
A conversa então se voltou para a escolha de um fornecedor confiável. Os palestrantes aconselharam os participantes a considerarem se o fornecedor escolhido possui um bom histórico e já produziu em larga escala. Também foi recomendado comunicar o caso de uso do projeto aos fornecedores, bem como solicitar estudos de caso e detalhes do fornecedor sempre que possível.
Arthur Claire, Diretor de Tecnologia da Sinovoltaics, acrescentou que é importante esclarecer qual fábrica um fornecedor utiliza para fabricar um produto. Ele compartilhou exemplos de clientes que perceberam estar comprando de uma marca cujo sistema de armazenamento de energia em baterias (BESS) estava sendo fabricado em uma fábrica da qual nunca tinham ouvido falar, em vez da fábrica principal da marca.
Claire alertou especificamente contra o uso de fábricas terceirizadas que servem como capacidade extra para empresas de primeira linha. “Não se pode esperar a mesma qualidade”, disse ele. “Definitivamente, nem todas as fábricas são iguais, então esclarecer qual fábrica você está usando e incluir isso no contrato pode ser a escolha certa.”
Rackley também fez uma apresentação sobre as perspectivas de preços de baterias para armazenamento de energia para produtores europeus de sistemas de armazenamento de energia em baterias (BESS), na qual afirmou que a CRU espera que o fosfato de ferro-lítio continue sendo a química de armazenamento de energia em baterias de menor custo nesta década, com os custos da tecnologia compensando o aumento dos preços dos materiais no curto prazo.
“O excesso de oferta na indústria, especialmente no segmento intermediário, persistirá, principalmente no médio prazo”, acrescentou Rackley. “Esperamos que isso mantenha os preços dos sistemas de armazenamento de energia baixos, o que é ótimo para os compradores que buscam soluções de armazenamento de baterias para seus projetos.”
Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.






Ao enviar este formulário, você concorda com a pv magazine usar seus dados para o propósito de publicar seu comentário.
Seus dados pessoais serão apenas exibidos ou transmitidos para terceiros com o propósito de filtrar spam, ou se for necessário para manutenção técnica do website. Qualquer outra transferência a terceiros não acontecerá, a menos que seja justificado com base em regulamentações aplicáveis de proteção de dados ou se a pv magazine for legalmente obrigada a fazê-lo.
Você pode revogar esse consentimento a qualquer momento com efeito para o futuro, em cujo caso seus dados serão apagados imediatamente. Ainda, seus dados podem ser apagados se a pv magazine processou seu pedido ou se o propósito de guardar seus dados for cumprido.
Mais informações em privacidade de dados podem ser encontradas em nossa Política de Proteção de Dados.