Os preços dos wafers tipo N continuaram a cair pela quarta semana consecutiva. De acordo com o OPIS Solar Weekly Report divulgado em 25 de novembro, os preços das pastilhas M10 na FOB China foram reportados em $0,162 por peça (pc), uma queda de 4,71% em relação a semana, enquanto as wafers G12 foram cotadas em $0,202/pc, refletindo uma queda de 4,27% em relação a semana.
Desde o final de outubro, os preços dos wafers M10 e G12 registraram uma queda acumulada de aproximadamente 8,5% e 6,6%, respectivamente.
A atual tendência de queda é impulsionada pela fraqueza persistente na demanda do mercado final e pelo aumento das preocupações entre os fabricantes com o possível acúmulo de estoques. Com as necessidades de fluxo de caixa no fim do ano se intensificando, muitos produtores optaram por reduzir os preços para acelerar as entregas. Uma fonte de negociação observou que os fabricantes dos wafers operam com prejuízo há mais de dois anos, fazendo da preservação de dinheiro e da gestão de liquidez suas principais prioridades.
Outro especialista da indústria destacou que os wafers, ao contrário do polisilício, enfrentam exigências de armazenamento mais rigorosas devido à sua sensibilidade às condições ambientais. O armazenamento prolongado pode comprometer a qualidade do produto e mudanças rápidas nos tamanhos preferidos dos wafers no mercado a jusante reduzem ainda mais a tolerância dos fabricantes ao risco de estoque. Como resultado, o estoque é altamente suscetível a comprometimento, levando os produtores a minimizar os níveis de estoque.
O feedback de vários participantes do mercado indica que os fabricantes de wafers reduziram a produção em diferentes graus, com taxas atuais de operação variando de aproximadamente 50% a pouco acima de 70%.
Uma fonte observou que até mesmo um produtor especializado, que anteriormente operava em torno de 80% devido ao forte volume de pedidos OEM, reduziu sua taxa operacional após uma queda na demanda OEM, com novos cortes previstos. A forte contração nos pedidos OEM é vista como um sinal claro de uma demanda significativamente enfraquecida no mercado final.
Enquanto isso, as discussões sobre uma possível redução nos reembolsos do imposto à exportação, que alguns acreditavam anteriormente que poderia estimular o aumento dos preços das ordens de exportação, não avançaram. Um participante do mercado comentou que o impacto de qualquer ajuste de reembolso fiscal seria substancial, e que as revisões precisariam ir além do setor fotovoltaico sozinha. Assim, mudanças na alíquota de reembolso do imposto de exportação são consideradas improváveis no curto prazo, ou mesmo antes do meio do próximo ano.
No Sudeste Asiático, as instalações de lingotes e wafers continuaram operando com taxas de utilização relativamente baixas na semana passada. Comerciantes relatam que algumas produtos do Sudeste Asiático estão sendo enviados para locais como Filipinas e Etiópia para produção de células e módulos, que depois são exportadas para os Estados Unidos.
Olhando para o futuro, Egito e Omã estão emergindo como os próximos potenciais polos para a fabricação de células solares. Espera-se que nova capacidade de produção em ambos os países entre em operação no início do próximo ano, potencialmente posicionando-os como os próximos grandes destinos para as exportações de wafers do Sudeste Asiático.
A OPIS, uma empresa da Dow Jones, fornece preços de energia, notícias, dados e análises sobre gasolina, diesel, combustível para aviação, GLP/GNL, carvão, metais e produtos químicos, além de combustíveis renováveis e commodities ambientais. Adquiriu ativos de dados de preços da Singapore Solar Exchange em 2022 e agora publica o OPIS APAC Solar Weekly Report.
Os pontos de vista e opiniões expressos neste artigo são dos próprios autores, e não refletem necessariamente os defendidos pela pv magazine.
Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.





Ao enviar este formulário, você concorda com a pv magazine usar seus dados para o propósito de publicar seu comentário.
Seus dados pessoais serão apenas exibidos ou transmitidos para terceiros com o propósito de filtrar spam, ou se for necessário para manutenção técnica do website. Qualquer outra transferência a terceiros não acontecerá, a menos que seja justificado com base em regulamentações aplicáveis de proteção de dados ou se a pv magazine for legalmente obrigada a fazê-lo.
Você pode revogar esse consentimento a qualquer momento com efeito para o futuro, em cujo caso seus dados serão apagados imediatamente. Ainda, seus dados podem ser apagados se a pv magazine processou seu pedido ou se o propósito de guardar seus dados for cumprido.
Mais informações em privacidade de dados podem ser encontradas em nossa Política de Proteção de Dados.