As instalações solares em telhados do Reino Unido quebraram o recorde anual com mais de um mês para serem executadas em 2025, já que o governo pede uma “revolução nos telhados” para apoiar sua estratégia mais ampla de energia limpa. O organismo de certificação MCS registrou 203.125 instalações no início de novembro – batendo o recorde anual anterior estabelecido em 2011.
As instalações em novas propriedades construídas têm sido um dos principais impulsionadores do crescimento da energia solar em pequena escala. As novas construções representaram 32% do total de instalações solares registradas pela MCS desde que a organização começou a registrar dados sobre o tipo de construção em outubro de 2023. A proporção subiu para 35% em 2025, sendo junho o mês mais forte para novas instalações de construção até o momento, com 9.507 registradas.
Espera-se um maior crescimento para novas instalações de construção na Inglaterra quando o novo Future Home Standard do governo entrar em vigor. Os critérios de eficiência energética do padrão efetivamente exigem painéis solares em novas construções até 2027. Os regulamentos de construção para a Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte são definidos localmente.
As regiões do Reino Unido com melhor desempenho para energia solar em telhados podem ser encontradas no sudoeste da Inglaterra, com Somerset e Cornwall liderando as instalações certificadas, respectivamente, com 3.741 e 3.726 instalações. No entanto, existem locais de forte desempenho no norte da Inglaterra, com North Yorkshire e Country Durham excedendo 2.600 instalações em telhados.
As instalações certificadas de armazenamento de bateria também tiveram um crescimento recorde em 2025. Até o final de setembro de 2025, as instalações de armazenamento certificadas aumentaram 122% em relação ao mesmo período de 2024, de acordo com dados do MCS.
O secretário de Energia do governo do Reino Unido, Ed Miliband, saudou os últimos números de implantação de energia solar em telhados, alegando que os consumidores britânicos estão se voltando para a energia solar porque “eles sabem que é uma maneira de reduzir as contas de energia”.
“É por isso que este governo está empenhado em introduzir o Future Homes Standard, para que a grande maioria das casas novas seja equipada com energia solar e todas as famílias que moram nessas casas tenham dinheiro de suas contas.”
O CEO da MCS, Ian Rippin, também deu as boas-vindas a um ano recorde para as energias renováveis de pequena escala, “à medida que mais pessoas confiam na energia solar para abastecer suas casas”.
“Isso destaca o importante papel da certificação em fornecer confiança aos consumidores”, acrescentou.
Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.






Ao enviar este formulário, você concorda com a pv magazine usar seus dados para o propósito de publicar seu comentário.
Seus dados pessoais serão apenas exibidos ou transmitidos para terceiros com o propósito de filtrar spam, ou se for necessário para manutenção técnica do website. Qualquer outra transferência a terceiros não acontecerá, a menos que seja justificado com base em regulamentações aplicáveis de proteção de dados ou se a pv magazine for legalmente obrigada a fazê-lo.
Você pode revogar esse consentimento a qualquer momento com efeito para o futuro, em cujo caso seus dados serão apagados imediatamente. Ainda, seus dados podem ser apagados se a pv magazine processou seu pedido ou se o propósito de guardar seus dados for cumprido.
Mais informações em privacidade de dados podem ser encontradas em nossa Política de Proteção de Dados.