Austrália financia a SunDrive para ampliar a escala de células solares de cobre

Share

Da pv magazine Global

A ARENA destinou 25,3 milhões de dólares australianos para a SunDrive, empresa de tecnologia solar sediada em Sydney, com o objetivo de impulsionar sua inovação em células solares de cobre rumo à produção em larga escala.

O processo de metalização de cobre da SunDrive substitui a prata nas células solares para reduzir custos e melhorar a eficiência, apoiando a iniciativa de energia solar de custo ultrabaixo da ARENA.

Financiado pelo Programa de Avanço das Energias Renováveis ​​(ARP) da ARENA, o investimento permitirá à SunDrive expandir suas atividades, passando da pesquisa e desenvolvimento em suas instalações em South Sydney para uma unidade de produção em escala comercial de 300 MW. O projeto envolve a colaboração com as empresas de fabricação de painéis solares Maxwell Technologies e Jiangsu Vistar Equipment Technology.

A diretora executiva da SunDrive, Natalie Malligan, afirmou que o financiamento representa um passo importante da pesquisa de ponta mundial para a realidade comercial.

“É uma forte validação da nossa estratégia de desenvolver inovação solar de classe mundial aqui na Austrália e de fazer parcerias com os melhores do setor para industrializá-la”, disse Malligan. “Isso mostra como a inovação australiana pode competir globalmente e como, com o apoio certo, podemos levar a tecnologia nacional para o mundo.”

Vince Allen, cofundador da SunDrive, afirmou que recordes mundiais de eficiência celular já foram quebrados com a Maxwell Technologies.

“Esta próxima fase baseia-se nesse sucesso e representa o culminar do nosso trabalho para traduzir a nossa tecnologia de revestimento de cobre em ferramentas industriais que definirão a próxima geração de tecnologia de células solares”, disse Allen. “Com os preços da prata quase triplicando em três anos e a energia solar consumindo agora um terço da prata industrial global, a indústria precisa urgentemente de uma alternativa sem prata. Com o apoio da ARENA e a experiência dos nossos parceiros, este projeto pretende fornecer uma solução escalável para produção em massa.”

A ARENA já havia fornecido 14 milhões de dólares australianos para apoiar a demonstração da tecnologia de metalização de cobre da SunDrive.

O diretor executivo da ARENA, Darren Miller, afirmou que a SunDrive está combatendo um dos maiores fatores de custo na fabricação de energia solar e demonstrando como a pesquisa australiana pode liderar a inovação da próxima geração.

“O cobre não só é mais abundante e mais barato que a prata, como o processo de fabricação exclusivo da SunDrive também resulta em maior eficiência das células e dos módulos, o que pode trazer enormes benefícios para os esforços globais de descarbonização”, disse Miller. “Estamos investindo mais 25 milhões de dólares australianos para ajudar a expandir a tecnologia da SunDrive, o que pode contribuir significativamente para ampliar os limites da eficiência e da acessibilidade, além de desbloquear o potencial da energia solar de custo ultrabaixo.”

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.

Conteúdo popular

Statkraft inaugura 274 MWp de usinas solares híbridas na Bahia 
11 novembro 2025 A companhia também colocará em operação a usina solar Serrita, de 69 MWp, em Pernambuco. O investimento de aproximadamente R$ 1,2 bilhão adicionará no...