A instalação de quase 500.000 painéis solares na Goorambat East Solar Farm, da desenvolvedora francesa Engie, em Victoria, foi concluída no início de outubro, graças em parte a uma colaboração com a empresa de robótica americana Luminous, que testou sua primeira frota LUMI S4 durante a construção da usina.
O representante da Engie, Justin Webb, informou que o comissionamento começou e a primeira energização da Fazenda Solar Goorambat East está prevista para o final de outubro de 2025, com operações completas previstas para meados de 2026.
“O empreendimento terá uma capacidade de geração de até 250 MW, o que é suficiente para abastecer até 105.000 residências vitorianas médias”, disse Webb.
Localizada perto de Benalla, 210 km a nordeste de Melbourne, a demonstração do robô de coleta e colocação LUMI alimentado por IA em Goorambat endereça a tarefa mais trabalhosa do setor de instalação de painéis, mas não dispensa mão de obra local. A LUMI instala módulos solares de forma autônoma em estruturas de estantes, permitindo que os trabalhadores concluam o processo final de fixação, reduzindo o trabalho manual e melhorando a velocidade de instalação, a segurança e a economia.
“O sistema foi usado para instalar estacas e, mais recentemente, painéis solares, com a empresa americana Luminous testando seu sistema LUMI fora dos EUA pela primeira vez e demonstrando o futuro da construção de fazendas solares”, afirmou Webb. “A maior produtividade pretendida desses sistemas autônomos reduzirá o custo dos projetos de energia renovável e permitirá que os projetos sejam construídos em menos tempo – o que reduzirá os custos de energia para os consumidores e potencialmente permitirá que mais fazendas solares sejam construídas.”
Os robôs também exigem técnicos qualificados para operá-los, resultando na qualificação da atual força de trabalho de energia renovável e permitindo mais produtividade, acrescentou Webb.
“O uso de robôs autônomos também pode trazer grandes benefícios para a construção de fazendas solares em áreas remotas e inóspitas, como desertos, onde o clima pode ser perigoso para a equipe humana. A longo prazo, com o desenvolvimento contínuo, robôs como esses também permitirão uma redução nos riscos relacionados à saúde e segurança de projetos de construção, por exemplo, reduzindo o manuseio manual de painéis solares pesados.”
O CEO e fundador da Luminous Robotics Inc., Jay M. Wong, relatou que a implantação da frota LUMI da empresa na Austrália permitiu capturar os dados, insights de desempenho e impacto no mundo real necessários para impulsionar a adoção global.
“Nossos robôs LUMI excederam nossa meta de taxa de produção e, alimentados pelo apoio da Agência Australiana de Energia Renovável (ARENA), estamos ansiosos para acelerar nossa próxima fase, onde ajustamos as capacidades da frota LUMI”, disse Wong.
“Isso avançará e otimizará ainda mais o fluxo, a autonomia, a confiabilidade, a capacidade de fabricação e melhorará massivamente a construção de infraestrutura de energia em escala.”
Wong disse que nos próximos meses a Luminous e a ARENA lançarão e abrirão o maior e mais abrangente conjunto de dados de robótica da construção solar.
“Acreditamos que esta é a abordagem honesta para realmente democratizar a energia solar para a humanidade. De modo que esse esforço se torne o combustível do qual soluções inovadoras, não apenas para instalação e construção de painéis, mas para a indústria holística e coletiva, possam se beneficiar, acelerando o planeta para um futuro de verdadeira expansão solar.
O diretor de projetos da Bouygues Construction Australia, Bastien Sauvet, parceiro do projeto, com sede na França, disse que, com o apoio da ARENA e sua joint venture com a Equans Solar and Storage Australia, com sede em Sydney, esta primeira implantação fora dos EUA mostra como a robótica pode melhorar a segurança, a qualidade e a produtividade na construção de fazendas solares.
“É um passo promissor e será emocionante ver como a robótica pode ajudar a moldar o futuro da energia renovável na Austrália, disse Sauvet.
Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.
Ao enviar este formulário, você concorda com a pv magazine usar seus dados para o propósito de publicar seu comentário.
Seus dados pessoais serão apenas exibidos ou transmitidos para terceiros com o propósito de filtrar spam, ou se for necessário para manutenção técnica do website. Qualquer outra transferência a terceiros não acontecerá, a menos que seja justificado com base em regulamentações aplicáveis de proteção de dados ou se a pv magazine for legalmente obrigada a fazê-lo.
Você pode revogar esse consentimento a qualquer momento com efeito para o futuro, em cujo caso seus dados serão apagados imediatamente. Ainda, seus dados podem ser apagados se a pv magazine processou seu pedido ou se o propósito de guardar seus dados for cumprido.
Mais informações em privacidade de dados podem ser encontradas em nossa Política de Proteção de Dados.