O Ministério do Meio Ambiente, Florestas e Turismo da Namíbia (MEFT) concedeu um Certificado de Autorização Ambiental (ECC) para um projeto solar de 3 GW.
A certificação foi concedida à construtora Zhero Molecules Walvis Bay (Pty) Ltd. A empresa também apresentou um pedido de licença de geração ao Conselho de Controle de Eletricidade da Namíbia, buscando aprovação para operar a usina solar de 3 GW juntamente com 3.500 MWh de armazenamento de energia em bateria.
A usina solar faz parte do projeto Zhero Molecules Walvis Bay (zMWB) que, de acordo com um plano de gestão ambiental e social (PGAS) publicado no início deste ano, abrangerá três áreas ao redor de Walvis Bay, a segunda maior cidade da Namíbia.
O parque solar será construído em aproximadamente 5.300 hectares de terras agrícolas. Uma vez em operação, fornecerá energia renovável para a produção de hidrogênio verde e amônia verde na região de Erongo, no centro-oeste da Namíbia.
Uma segunda área do projeto zMWB abrigará os eletrolisadores, a dessalinização e a síntese de amônia necessários, além do sistema de armazenamento de energia da bateria, enquanto o armazenamento de amônia e as instalações portuárias ficarão localizados em uma terceira área do projeto em Walvis Bay.
O ECC do ministério abrange a construção e operação da usina solar e do sistema de armazenamento, bem como a construção de subestações, estradas de acesso e cerca de 110 quilômetros de linhas de transmissão aéreas que conectarão a usina solar à usina de hidrogênio e amônia.
“O local de energia solar fotovoltaica está estrategicamente localizado em uma área semidesértica com alta radiação solar e biodiversidade mínima, além de estar situado perto de cidades importantes como Walvis Bay, o maior porto do país”, afirma o ESMP. “O projeto contribuirá para o crescimento econômico regional e nacional por meio da criação de empregos e da promoção do desenvolvimento socioeconômico.”
A conclusão do ESMP recomendou que o MEFT emitisse o ECC para o projeto. O plano também aconselha o ministério a realizar inspeções ambientais periódicas “para garantir o cumprimento contínuo das condições definidas no ECC, monitorar a eficácia das medidas de mitigação e apoiar a sustentabilidade ambiental do projeto a longo prazo”.
O parque solar de 3 GW é o maior em desenvolvimento na Namíbia. De acordo com dados da Agência Internacional de Energia Renovável (IRNEA), a capacidade solar acumulada da Namíbia era de 163 MW no final do ano passado, o mesmo número reportado no ano anterior.
Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.
Ao enviar este formulário, você concorda com a pv magazine usar seus dados para o propósito de publicar seu comentário.
Seus dados pessoais serão apenas exibidos ou transmitidos para terceiros com o propósito de filtrar spam, ou se for necessário para manutenção técnica do website. Qualquer outra transferência a terceiros não acontecerá, a menos que seja justificado com base em regulamentações aplicáveis de proteção de dados ou se a pv magazine for legalmente obrigada a fazê-lo.
Você pode revogar esse consentimento a qualquer momento com efeito para o futuro, em cujo caso seus dados serão apagados imediatamente. Ainda, seus dados podem ser apagados se a pv magazine processou seu pedido ou se o propósito de guardar seus dados for cumprido.
Mais informações em privacidade de dados podem ser encontradas em nossa Política de Proteção de Dados.