Os preços do wafer na China registraram ganhos generalizados esta semana, após três semanas de relativa estabilidade. De acordo com o Relatório Semanal da OPIS Solar divulgado em 2 de setembro, os preços FOB China para wafer M10 e G12 tipo N subiram para US$ 0,162/pc e US$ 0,200/pc, um aumento de 3,85% e 2,04%.
Fontes comerciais indicaram que os recentes aumentos de preços são impulsionados principalmente por custos mais altos de polissilício e um estoque de wafer mais apertado, que atualmente está abaixo de 20 GW – menos de meio mês de produção. Apesar dos ganhos de preço, os volumes gerais de negociação permanecem limitados devido à fraca demanda do usuário final e estratégias de aquisição cautelosas entre os fabricantes downstream.
Diante da pressão do mercado, os produtores de wafer integrados e especializados estão buscando estratégias diferentes, de acordo com os participantes do mercado. Os fabricantes integrados, que priorizam a lucratividade de células e módulos, reduziram as taxas de operação do wafer. Com os preços atuais do wafer cobrindo apenas os custos a vista, esses fabricantes estão usando uma combinação de produção interna e aquisição externa para minimizar os custos gerais.
Em contraste, os fabricantes especializados de wafer aumentaram as taxas operacionais, apoiados por uma demanda mais forte por serviços de fabricante de equipamento original (OEM) de wafer. Alguns players downstream estocaram polissilício e o forneceram a essas fábricas especializadas para produção OEM – uma abordagem que beneficia ambas as partes, minimizando perdas e reduzindo custos. De acordo com uma fonte, o modelo OEM de wafer permite que os fabricantes ganhem comissões de processamento estáveis convertendo o polissilício fornecido pelo cliente em wafers, isolando-os das mudanças nos preços dos wafers. Isso protege os clientes a jusante das flutuações de preços no segmento de wafer.
Separadamente, um dos principais produtores de wafer manteve baixas taxas de produção no terceiro trimestre, após relatar perdas mais profundas no segundo trimestre, de acordo com uma fonte do mercado. O relatório financeiro da empresa para o primeiro semestre de 2025 indicou que as perdas do segundo trimestre superaram as do primeiro. Fontes atribuíram esse fato ao aumento da taxa operacional da empresa durante o boom de instalação do segundo trimestre sem controle de custos adequado. O relatório mostrou aumentos ano a ano nas despesas de vendas e gerenciamento.
Olhando para o futuro, um observador do mercado relatou que, apesar do apoio político favorável na China, persistem desafios significativos. Dada a capacidade de produção em larga escala no mercado, uma recuperação significativa da indústria exigiria uma ampla consolidação, e mesmo as empresas líderes poderiam enfrentar sérias dificuldades para levantar novos fundos.
Além do mercado doméstico na China, os desenvolvimentos nos EUA estão criando novas pressões e provocando mudanças estratégicas. Na semana passada, surgiram relatos de um projeto doméstico de fabricação de wafer nos EUA que teria iniciado negociações com clientes a jusante.
Em outro desenvolvimento, os regulamentos de Entidades Estrangeiras de Preocupação (FEOCs) nos EUA ainda não se estenderam às importações de wafer, mas o consenso da indústria aponta para que isso seja apenas uma questão de tempo. Em antecipação, os fabricantes começaram a implementar medidas para mitigar os riscos potenciais. Os relatórios indicam que várias empresas de wafer sediadas no Sudeste Asiático com propriedade chinesa estão explorando desinvestimentos de acionistas para alterar suas estruturas corporativas, para reduzir a exposição a futuros riscos relacionados à FEOC.
Enquanto isso, alguns fabricantes de células e módulos estão considerando ativar a capacidade fora das regiões designadas pela FEOC, realocando equipamentos para a África, Oriente Médio e outros mercados emergentes, para estabelecer sistemas de fornecimento mais diversificados.
Os pontos de vista e opiniões expressos neste artigo são dos próprios autores, e não refletem necessariamente os defendidos pela pv magazine.
Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.
Ao enviar este formulário, você concorda com a pv magazine usar seus dados para o propósito de publicar seu comentário.
Seus dados pessoais serão apenas exibidos ou transmitidos para terceiros com o propósito de filtrar spam, ou se for necessário para manutenção técnica do website. Qualquer outra transferência a terceiros não acontecerá, a menos que seja justificado com base em regulamentações aplicáveis de proteção de dados ou se a pv magazine for legalmente obrigada a fazê-lo.
Você pode revogar esse consentimento a qualquer momento com efeito para o futuro, em cujo caso seus dados serão apagados imediatamente. Ainda, seus dados podem ser apagados se a pv magazine processou seu pedido ou se o propósito de guardar seus dados for cumprido.
Mais informações em privacidade de dados podem ser encontradas em nossa Política de Proteção de Dados.