A especialista em tecnologia energética japonesa Eco Marine Power anunciou um teste de uma solução fotovoltaica solar integrada a bordo de um navio de carga de grande porte. O projeto visa demonstrar a praticidade e o desempenho da energia fotovoltaica em condições marítimas reais ao longo do próximo ano. O projeto conta com módulos de silício monocristalino sem vidro da Merlin Solar Technologies, sediada nos EUA.
O navio de carga a granel mede 190 m x 32 m, com um porte bruto de 57.369 T, de acordo com Greg Atkinson, presidente e CTO da Eco Marine Power. Ele sedia o primeiro de vários testes para testar uma variedade de tecnologias de módulos e equipamentos em condições reais de transporte marítimo, ao longo de um período de 12 a 18 meses.
“Estamos discutindo com outros fornecedores de módulos fotovoltaicos sobre o uso de seus painéis neste e em outros projetos. Normalmente, buscamos painéis sem vidro, leves e de nível marítimo”, disse Atkinson à pv magazine.
Os painéis de silício monocristalino utilizados no teste inicial são o modelo de 155 W, flexível, de silício monocristalino e sem vidro da Merlin Solar, de acordo com Atkinson.
Eles são integrados à versão mais recente do sistema de gerenciamento de desempenho da Eco Marine Power, em uma solução desenvolvida especificamente para aplicações navais. São montados em estruturas personalizadas previamente instaladas no navio e instaladas pela Aries Marine, com sede nos Emirados Árabes Unidos.
Atkinson observou que a Eco Marine concluiu um projeto em um navio de carga geral de grande porte em 2019. O projeto incluía bateria, carregador de bateria, painéis fotovoltaicos de nível marítimo, racks de montagem especiais e um sistema de gerenciamento de energia.
Os painéis da Merlin Solar têm sido utilizados em outros ambientes marítimos, incluindo embarcações de recreio e plataformas de defesa. Eles são supostamente robustos e adequados para ambientes fotovoltaicos não ideais.
A Eco Marine Power foi fundada em 2010 para desenvolver soluções de economia de combustível e redução de emissões baseadas em energia eólica, solar e elétrica para navios como balsas de passageiros, navios de cruzeiro, petroleiros e cargueiros.
No início deste ano, a alemã HGK Shipping e a Salzgitter AG anunciaram um teste em um navio cargueiro usando energia solar para suplementar o diesel do sistema de baixa tensão de bordo e das unidades de propulsão de alta tensão. Em outros países europeus, um consórcio anunciou o projeto Whisper, com duração de quatro anos, para demonstrar a economia de combustível gerada por energia solar fotovoltaica em dois tipos de navios cargueiros de longa distância.
Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.
Ao enviar este formulário, você concorda com a pv magazine usar seus dados para o propósito de publicar seu comentário.
Seus dados pessoais serão apenas exibidos ou transmitidos para terceiros com o propósito de filtrar spam, ou se for necessário para manutenção técnica do website. Qualquer outra transferência a terceiros não acontecerá, a menos que seja justificado com base em regulamentações aplicáveis de proteção de dados ou se a pv magazine for legalmente obrigada a fazê-lo.
Você pode revogar esse consentimento a qualquer momento com efeito para o futuro, em cujo caso seus dados serão apagados imediatamente. Ainda, seus dados podem ser apagados se a pv magazine processou seu pedido ou se o propósito de guardar seus dados for cumprido.
Mais informações em privacidade de dados podem ser encontradas em nossa Política de Proteção de Dados.