Austrália pode instalar 220.000 baterias domésticas com programa de subsídios

Share

Da pv magazine Global

A Australia está a caminho de superar os recordes de instalação de baterias domésticas em 2024. Dados de julho da consultoria solar SunWiz, com sede em Melbourne indicam que até 220.000 sistemas podem ser instalados nos primeiros 12 meses do subsídio Cheaper Home Batteries, do governo federal.

A trajetória potencial é baseada em 19.000 registros nos primeiros 31 dias do subsídio Cheaper Home Batteries. As residências solares que adaptam as baterias domésticas lideraram, com os registros de baterias superando a energia solar diariamente na segunda quinzena de julho.

Ao longo do mês, 72 baterias foram instaladas para cada 100 novos sistemas solares. Mas durante a semana de 15 a 21 de julho, a proporção subiu para 137 baterias por 100 instalações solares, “refletindo uma mudança temporária, mas poderosa, na dinâmica do mercado”, disse SunWiz.

“A capacidade adicionada somente em julho representa mais de 8% de todo o armazenamento de bateria doméstica já instalado na Austrália”, disse Johnston à revista pv. “Na semana que começou em 21 de julho, os australianos instalaram mais capacidade de bateria do que nos primeiros dois meses de 2024 combinados.”

Em 2024, foram registradas 72.500 instalações residenciais, com 852 MWh.

A absorção recorde em todo o país está vendo uma mudança para tamanhos de bateria maiores, com os tamanhos médios de bateria saltando de 10-12 kWh nos anos anteriores para 17 kWh em julho. Isso resulta na adição de 300 MWh de nova capacidade de armazenamento de energia em um único mês, ou o equivalente a 10% de toda a base instalada existente de baterias domésticas.

“Muitas famílias reconhecem que esta pode ser uma oportunidade única de acessar um subsídio significativo e estão usando-o para investir em baterias maiores”, disse Johnston. “Graças às economias de escala, os sistemas maiores oferecem melhor valor por quilowatt-hora, de modo que o subsídio está tendo um forte efeito multiplicador.”

Os números mostram que os tamanhos de sistema mais comumente instalados em julho foram 13 kWh, 19 kWh, 9 kWh e 15 kWh.

Os registros atingiram o pico de 1.400 em um único dia, antes de se estabilizarem para cerca de 1.000 por dia no final de julho, com a SunWiz esperando que esse nível permaneça estável nos próximos meses, com um crescimento adicional dependente da chegada de novos estoques e do treinamento expandido do instalador.

Como funciona

O programa Cheaper Home Batteries, tem um orçamento de US$ 2,3 bilhões disponível para ajudar mais pessoas a instalar baterias.

A Austrália tem 4 milhões de sistemas fotovoltaicos solares em telhados, sendo que uma em cada 40 residências possui baterias instaladas. O programa busca mitigar o alto custo inicial das baterias para residências e empresas, que podem obter um desconto de cerca de 30% no custo inicial da instalação de sistemas de baterias de pequena escala (5 kWh a 100 kWh).

O desconto:

  • está disponível para baterias conectadas a sistemas solares fotovoltaicos novos ou existentes;
  • é financiado pelo governo para garantir que nenhum custo extra seja repassado aos consumidores;
  • é baseado na capacidade utilizável da bateria e no número de certificados de tecnologia de pequena escala para os quais a bateria é elegível;
  • será revisado pelo menos anualmente e diminuirá gradualmente até 2030, acompanhando a redução dos preços das baterias.

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.

Conteúdo popular

primeiro sistema fotovoltaico do Brasil
Com 26 anos em operação, o primeiro sistema fotovoltaico do Brasil
16 novembro 2023 Instalado na UFSC pelo professor Ricardo Rüther, atualmente coordenador do Grupo de Pesquisa Estratégica em Energia Solar da universidade, o sistema c...