Produção de células solares nos EUA pode dobrar em menos de dois anos

Share

Da pv magazine Global

A Anza, uma plataforma de software de dados e análise por assinatura, divulgou seu relatório “T2 2025 Domestic Content Insights“, que revela tendências na fabricação nacional de módulos solares e sistemas de armazenamento de energia em baterias (BESS). A Equipe de Sourcing Estratégico da Anza se comunicou com os fabricantes para atualizar a plataforma com preços e disponibilidade para módulos solares e sistemas de armazenamento de energia incluindo tarifas impostas pela Lei de Poderes Econômicos de Emergência Internacional e os impostos da Seção 301.

Analistas da Anza observam que o resultado de mudanças drásticas nas políticas é a incerteza de preços para fabricantes, desenvolvedores e compradores, o que pode fazer com que os compradores adiem as decisões de aquisição ou reavaliem suas estratégias de aquisição.

As estratégias de produção local continuam a evoluir em resposta às mudanças nas condições de mercado e às atualizações regulatórias. Os fabricantes estão ajustando ativamente seus planos de conteúdo doméstico. Alguns estão acelerando os cronogramas de produção nos EUA para aproveitar os incentivos de conteúdo doméstico e evitar a exposição a tarifas. A Boviet Solar, por exemplo, acaba de inaugurar uma fábrica de módulos na Carolina do Norte com planos de aumentar a produção de células no próximo ano. A ES Foundry já está produzindo células em sua nova fábrica na Carolina do Sul.

A Anza observou que outros fabricantes cancelaram planos anunciados anteriormente devido a restrições financeiras ou logísticas. Em fevereiro, a Premiere Energies, fabricante de células com sede na Índia, suspendeu os planos de fabricar 1 GW de células nos Estados Unidos em meio à incerteza. No mesmo mês, a Freyer Battery abandonou os planos de construir uma fábrica de baterias na Geórgia. (A Freyer posteriormente mudou sua marca para T1 Energy e anunciou que se tornará uma fornecedora verticalmente integrada de energia solar e armazenamento em bateria com sede no Texas, após a aquisição dos ativos de fabricação da Trina Solar nos EUA.)

Módulos e células solares

De acordo com a Associação das Indústrias de Energia Solar (SEIA), desde a aprovação da Lei de Redução da Inflação de 2022, houve mais de 100 novos anúncios de fabricação de energia solar e armazenamento, com 84 novas instalações de fabricação de energia solar e armazenamento entrando em operação, com 55 instalações em construção ativa.

A Anza afirma que a disponibilidade de módulos montados nos EUA deverá oscilar nos próximos anos, enquanto o número de fornecedores que produzem células e módulos fabricados nos EUA deverá aumentar gradualmente. Para esclarecer, montagem nos EUA significa que o módulo final é montado nos Estados Unidos. Todas as células fabricadas nos EUA também são montadas nos Estados Unidos.

A boa notícia para a cadeia de suprimentos solar é que os números estão aumentando tanto para módulos quanto para células, embora ainda haja mais fabricação de módulos do que de células, pois a fabricação de células exige um investimento maior em tempo e financiamento. No relatório do primeiro trimestre, havia 12 fornecedores com módulos montados nos EUA e sete células. O relatório do segundo trimestre mostra 17 fornecedores de módulos e cinco células.

As expectativas também aumentam com o tempo em relação aos módulos, mas não tanto para as células. Enquanto o relatório do primeiro trimestre esperava 12 fornecedores de módulos no segundo semestre de 2025, o relatório atual mostrou 18. No entanto, os fornecedores de células caíram dos sete esperados no último relatório para cinco agora — sem alterações em relação ao primeiro semestre. O gráfico abaixo mostra que levará até o segundo semestre de 2027 para que o número de fornecedores de células atinja a casa dos dois dígitos. No entanto, espera-se que a diferença seja reduzida nessa época, com 18 fornecedores de módulos para dez células.

Anza observou que o aumento temporário para 20 fornecedores no primeiro semestre de 2026, mostrado no gráfico acima, reflete um compromisso de curto prazo que alguns fabricantes não estão dispostos a estender por mais tempo. Da mesma forma, a queda no segundo semestre de 2026 e no primeiro semestre de 2027 pode ser devido à falta de vontade de se comprometer.

“Anúncios recentes de tarifas também estão levando os fornecedores a serem mais cautelosos com as projeções de longo prazo”, disse Anza.

Conclusão importante: A Anza projetou um aumento de 100% na produção de células solares fabricadas nos EUA, de cinco fornecedores no primeiro semestre de 2025 para dez no primeiro semestre de 2027, indicando um compromisso crescente com a integração de células fabricadas nos EUA na produção de módulos.

Sistemas de armazenamento de energia em bateria (BESS)

A Anza rastreou contêineres, módulos e células individualmente, o que, segundo um porta-voz da Anza à pv magazine USA, forneceu insights sobre os estágios de adoção da fabricação nacional e seu alinhamento com as diretrizes da Receita Federal. Por exemplo, cada componente de um sistema de armazenamento de energia de bateria contribuiu com pontos de acordo com o Aviso do IRS 2025-08, que ajuda os projetos a atingir os limites de qualificação de conteúdo doméstico.

Este relatório constatou que o setor de BESS está experimentando um rápido crescimento na produção nacional. O relatório do primeiro trimestre de 2025 projetou que, até o segundo semestre de 2025, dois fornecedores deveriam fornecer células, módulos e contêineres totalmente nacionais. Agora, a Anza prevê que haverá três fornecedores de células BESS, sete fornecedores de módulos BESS e sete fornecedores de contêineres BESS.

Conforme mostrado no gráfico abaixo, as previsões mais que triplicaram para os fornecedores de células de bateria do segundo semestre de 2025 para o primeiro semestre de 2027. A produção nacional de módulos deve aumentar 267% no mesmo período. Os fornecedores de contêineres mais que dobraram do primeiro semestre de 2025 para o segundo semestre de 2027.

Dinâmica de preços de fabricação de células e módulos solares

Assim como no último trimestre, os módulos solares nacionais estão com alta demanda e oferta limitada. Os fornecedores estão cobrando um valor adicional por células totalmente nacionais com montagem nos EUA, em comparação com células importadas. Anza afirmou que os motivos para a alta demanda são que os fabricantes querem aproveitar os incentivos e mitigar o risco tarifário.

O relatório do segundo trimestre mostrou um ligeiro aumento no preço (4,3%) das células de dezembro a março, impulsionado pela restrição da oferta. No entanto, a Anza observou que o custo dos módulos que combinam células importadas com opções montadas nos EUA não aumentou como previsto. Em vez disso, os preços se estabilizaram e até caíram 0,4% de dezembro de 2024 a março de 2025, possivelmente porque os compradores exigem pontos de conteúdo doméstico mais altos, que somente módulos com células fabricadas nos EUA podem fornecer. Os módulos importados tiveram uma redução de preço de 6,7% de dezembro de 2024 a 2025.

A Anza alertou que os dados de preços atuais se estendem até março de 2025 e não refletem os efeitos das novas tarifas. A incerteza em torno das tarifas universais e recíprocas provavelmente elevará os preços. A empresa também observou que as tendências destacadas neste relatório se baseiam nos compromissos atuais dos fornecedores e estão sujeitas a alterações à medida que as políticas e a dinâmica do mercado evoluem.

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.

Conteúdo popular

Complexo Solar Serrita reduz capex em R$ 1 milhão com nova tecnologia da Nextracker
29 abril 2025 Com capacidade instalada de 68,8 MW, a usina está localizada no semiárido, com solo rochoso e topografia irregular. O NX Horizon-XTR foi escolhido por...