O Westwood Global Energy Group disse em um novo relatório que apenas 17% do pipeline de projetos planejados da União Europeia avançará sem intervenção no mercado, alertando que a lacuna entre ambição e realidade está aumentando. “A análise aponta para um gasoduto europeu sob pressão, já que atrasos regulatórios, custos elevados e demanda fraca pesam muito no progresso, com 23 projetos de hidrogênio totalizando 29,2 GW (LHV) já paralisados ou cancelados até o final de 2024”, afirmou a empresa de pesquisa com sede em Londres. “O mercado do Reino Unido apresenta uma história semelhante, com a Westwood estimando uma faixa de entrega potencial de apenas 1% a 24% de seu pipeline até 2030.” A União Europeia poderia atingir 70% da sua reserva de projetos planejados na melhor das hipóteses, mas apenas se as instituições desenvolverem e implementarem plenamente os quadros propostos. Isso permitiria que o bloco atingisse suas metas de produção para 2030, de acordo com o relatório.
A Smartenergy relatou em um comunicado por e-mail que o projeto Orange.bat da Espanha em Valência recebeu uma decisão favorável de Avaliação de Impacto Ambiental (EIA), a etapa final antes de garantir a Licença Ambiental Integrada (IEP) e o status de Projeto de Investimento Prioritário. As aprovações confirmam a maturidade do projeto ao entrar em sua fase final de desenvolvimento, com comissionamento previsto para maio de 2028, disse o desenvolvedor suíço.
A Norwegian Hydrogen comunicou que tomou uma decisão de investimento para uma usina de hidrogênio de 25 MW na Noruega para atender clientes no sul da Noruega e partes da Suécia. A instalação em Rjukan, Telemark, está programada para ser concluída até 2027. Este projeto está alinhado com a estratégia da empresa, que inclui a produção de hidrogênio verde existente e vários novos projetos em desenvolvimento em toda a região nórdica, informou a empresa.
O H2Apex Group disse que adquiriu o projeto de hidrogênio da HH2E, com sede em Hamburgo, na unidade de Lubmin, na Alemanha. A empresa, que opera dois projetos de hidrogênio verde no local da antiga usina nuclear em Greifswald Bodden, planeja concluir a instalação de produção de hidrogênio verde inicialmente planejada pela HH2E. A H2Apex adquiriu o terreno, a infraestrutura e todas as conexões necessárias do projeto, incluindo eletricidade e abastecimento de água. O local também tem acesso direto a vários gasodutos definidos para conversão de hidrogênio até 2027, permitindo a integração na rede principal de hidrogênio da Alemanha.
A Nowega começou a encher o gasoduto entre Lingen e Bad Bentheim com hidrogênio em Nordhorn, na Alemanha. A seção sudoeste da Baixa Saxônia é a primeira parte da rede principal de hidrogênio da Alemanha e consiste em 95% de dutos reaproveitados, relatou a operadora do sistema de transmissão com sede em Münster. Na primeira etapa de comissionamento, a seção da rede será preenchida com 28.500 metros cúbicos de hidrogênio e levada a uma pressão de 3 bar. O sistema deve estar pronto em meados de abril. Uma vez em plena pressão operacional, a empresa iniciará seus primeiros transportes, disse Dennis Hoeveler, chefe de tecnologia da Nowega.
A Bosch Aviation Technology converteu um motor convencional de aeronave a gasolina de quatro cilindros do fabricante austríaco BRP-Rotax para funcionar com hidrogênio como parte de um projeto de inovação. Em vez de projetar um novo motor, a Bosch modificou um modelo existente, antecipando uma forte demanda por essa abordagem devido ao tempo, custo e vantagens regulatórias, descreveu Christian Grim, gerente geral da Bosch General Aviation Technology. A empresa austríaca concluiu as modificações do motor turbo de 1,4 litro em quatro meses. O motor agora fornece um máximo de 115 kW – dentro de 2% da versão original movida a gasolina. Futuros desenvolvimentos de protótipos podem aumentar ainda mais a produção, disse a empresa.
Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.
Ao enviar este formulário, você concorda com a pv magazine usar seus dados para o propósito de publicar seu comentário.
Seus dados pessoais serão apenas exibidos ou transmitidos para terceiros com o propósito de filtrar spam, ou se for necessário para manutenção técnica do website. Qualquer outra transferência a terceiros não acontecerá, a menos que seja justificado com base em regulamentações aplicáveis de proteção de dados ou se a pv magazine for legalmente obrigada a fazê-lo.
Você pode revogar esse consentimento a qualquer momento com efeito para o futuro, em cujo caso seus dados serão apagados imediatamente. Ainda, seus dados podem ser apagados se a pv magazine processou seu pedido ou se o propósito de guardar seus dados for cumprido.
Mais informações em privacidade de dados podem ser encontradas em nossa Política de Proteção de Dados.