H2Brazil destinará R$ 7,8 bilhões para planta de hidrogênio e amônia verdes em Uberaba (MG)

Share

O projeto H2Brazil anunciou no World Hydrogen 2025 Summit & Exhibition, realizado em Roterdã, na Holanda, que destinará R$ 7,8 bilhões para a implementação da maior planta de hidrogênio e amônia verdes no Brasil, em Uberaba (MG). A implantação da usina é liderada pelo projeto H2Brazil, uma parceria internacional entre Brasil e Portugal, com apoio do MME, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), da ApexBrasil, da GIZ e demais colaboradores no estado mineiro.

A previsão de produção é de 3 mil quilos de hidrogênio(kgH2) por ano, correspondente uma capacidade instalada de 20 MW em eletrolizadores. No âmbito da Cooperação Brasil-Alemanha pelo Desenvolvimento Sustentável, o MME, MCTI, e a GIZ desenvolveram 18 estudos voltados para o hidrogênio, além da construção de plantas piloto de produção de hidrogênio e laboratórios em parceria com universidades.

Também no evento, o Ministério de Minas e Energia (MME) apresentou as estratégias do Brasil para impulsionar o mercado nacional de hidrogênio de baixa emissão de carbono. Um dos destaques foi o Programa Nacional do Hidrogênio (PNH2), coordenado pelo MME, divulgado na sessão Invest in Brasil.

A diretora do Departamento de Transição Energética da Secretaria Nacional de Transição Energética e Planejamento (SNTEP), Karina Araújo, uma das representantes do MME no evento, ressaltou a importância do PNH2 para o Brasil. “O PNH2 integra ações de desenvolvimento tecnológico, capacitação profissional, regulação, estímulo ao mercado de hidrogênio e a descarbonização industrial. É um instrumento estratégico para impulsionar a inovação, atrair investimentos e consolidar o Brasil como um dos principais atores globais na produção de hidrogênio de baixa emissão. Apresentá-lo aqui é, sem dúvida, um grande passo para aproximar o Brasil aos grandes players e colocar o país nas principais rotas dos investimentos”, destacou.

Ainda no evento, o MME participou do International Hydrogen Trade Forum, que este ano é co-presidido por Brasil e Holanda, e conta com países e empresas dedicadas ao mercado internacional de hidrogênio. Foram apresentadas as ações do Brasil para o setor de hidrogênio, incluindo a aprovação do marco legal e a chamada pública de projetos lançada em outubro de 2024. Também foram realizadas reuniões bilaterais e visitas técnicas nos dias antecedentes ao evento, organizadas pelo Consulado do Reino dos Países Baixos no Brasil, que incluíram os Portos de Amsterdam e Rotterdam.

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.

Conteúdo popular

Grupo Carrefour Brasil planeja fechar 2025 com 25 usinas solares em seus telhados
11 junho 2025 Atualmente, as unidades do grupo já contam com duas usinas em Canoas (RS) e em Americana (SP). Uma terceira usina deve entrar em operação em Recife (P...