Startup espanhola implanta baterias em escala de utilidade feitas de dispositivos VEs usados

Share

Da pv magazine Global

A startup GDV Mobility, com sede em Alicante, lançou sua “megabateria” G-One na Cúpula Europeia de Baterias do Mediterrâneo, realizada no porto da cidade.

A GDV diz que seu sistema de 7 MW, montado a partir de baterias usadas de veículos elétricos (VEs), “se destaca por ser o [produto] mais barato, lucrativo e seguro no setor [de armazenamento estacionário de energia]”.

“As baterias remanufaturadas permitem uma redução significativa de custos sem sacrificar o desempenho, oferecendo uma alternativa mais econômica e ecológica”, disse o presidente-executivo da GDV, Germán Agulló.

A startup diz que o G-One é 40% a 60% mais barato do que um sistema convencional de armazenamento de energia de bateria estacionária.4

O produto conta com 484 módulos de baterias de 14 kW e um sistema modular de combate a incêndio baseado em inundação compartimentada que, em caso de incêndio no módulo, garante que o módulo seja isolado e extinto sem espalhando.

O dispositivo de óxido de lítio, níquel, manganês e cobalto (NMC) tem uma capacidade ótima de carga e descarga de 0,35 C (2,4 MW), mas pode atingir 2,5 C (17 MW), se necessário.

A GDV declarou: “Nossa megabateria é compatível com inversores com tensões operacionais que variam de 600 [V] a 1.500 V, integrados ao sistema de gerenciamento de bateria”. Além disso, o design modular garante uma instalação rápida, o dispositivo é fácil de conectar e conta com um sistema de fábrica pré-cabeado.

A fábrica de recondicionamento de baterias da startup produz seus produtos para vários setores, a GDV recicla dispositivos e recupera metais essenciais, e a empresa opera a maior fábrica de reparo de baterias de veículos elétricos da Europa. A Academia GDV oferece treinamento para o setor de mobilidade elétrica.

Para continuar lendo, visite nosso portal ESS News.

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.

Conteúdo popular

Tribunal de Justiça do Paraná implementa usina solar de 5 MW em Campo Mourão
17 janeiro 2025 Construída pela Quantum Engenharia, a planta fotovoltaica ocupa uma área de 242 mil m2 e conta com 10.780 módulos bifaciais de 555 W e 40 inversores d...