Actis investe em 3,5 GW/4,5 GWh de energia solar mais armazenamento nas Filipinas

Share

Da pv magazine Global

O investidor Actis, com sede em Londres, concordou em investir no Projeto Terra Solar nas Filipinas. A instalação planejada foi apontada como a maior matriz solar e armazenamento do mundo. O acordo foi assinado entre a Actis, Manila Electric Co. (Meralco) e sua subsidiária, Solar Philippines New Energy Corp. (SPNEC), que detém uma participação majoritária no projeto.

De acordo com relatórios locais, a Actis investiu US$ 600 milhões por uma participação de 40% no projeto. Actis afirmou que a transação representa o maior investimento estrangeiro direto em um projeto de infraestrutura greenfield nas Filipinas.

“A escala do Projeto Terra Solar e sua capacidade de fornecer energia limpa são enormes. É o maior projeto desse tipo no mundo, visível do espaço, e o investimento da Actis no projeto marca um momento emocionante”, informou a sócia, chefe de infraestrutura de energia da Actis, Lucy Heintz. “Como um novo investidor no projeto, a Actis trará suas décadas de experiência investindo na geração de energia em escala global.”

A empresa comprometeu US$ 9 bilhões para 185 projetos em 35 países por meio de cinco fundos de energia. Ele disse que esses projetos criaram uma capacidade de geração de 36 GW, com 20 GW provenientes de fontes renováveis.

O projeto Terra Solar consiste em 3,5 GW de energia solar e 4,5 GWh de sistema de armazenamento de energia de bateria (BESS). Está definido para cobrir 3.500 hectares e fornecer eletricidade para aproximadamente 2,4 milhões de residências após a conclusão. Espera-se que a Actis seja a única parceira da SPNEC no projeto.

Uma cerimônia de inauguração ocorreu em janeiro de 2024. O desenvolvimento ocorrerá em duas fases, com a primeira programada para entrar em operação comercial até 2026.

Espera-se que a SPNEC conceda contratos para o fornecimento de módulos solares e sistemas de armazenamento de energia para o projeto de US $ 4 bilhões em breve, tendo inscrições pré-selecionadas de várias empresas internacionais.

Em agosto, o Conselho de Investimentos das Filipinas emitiu um certificado de via verde para o Projeto Terra Solar, a fim de facilitar a aprovação e o processamento de licenças.

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.

Conteúdo popular

Helte adquire 40 mil módulos da Sengi e quer impulsionar vendas de módulos nacionais
10 outubro 2024 Para enfrentar concorrência chinesa e mitigar o aumento na tarifa de importação de painéis solares, a distribuidora pretende aumentar a participação d...