Um resumo dos lançamentos na Intersolar 2024

Share

A Intersolar South America 2024, realizada em São Paulo entre os dias 28 e 30 de agosto, reuniu 650 expositores e 55 mil visitantes que puderam ver pessoalmente os lançamentos de equipamentos e serviços para diversas aplicações. Ao todo foram realizadas quatro feiras, incluindo a Intersolar, a electrical energy storage (ess), que ocupou um novo pavilhão no Expo Center Norte e é dedicada ao armazenamento; a power 2 drive, dedicada à eletromobilidade; e eletrotec em-power, sobre infraestrutura elétrica e gerenciamento de energia.

Confira neste post um compilado de alguns dos lançamentos apresentados na feira:

77Sol: oferta de seguros para aumentar aprovação de financiamento

A plataforma de e-commerce agrega oferta de financiamento e seguros às vendas de equipamentos para integradores. A interface com os bancos seleciona as melhores cartas de crédito e a nova oferta de seguro prestamista melhora a avaliação de crédito dos clientes, que podem chegar a parcelas de 60 a 72 meses. A energytech que atua como um ecossistema de energia solar cresceu 470% no primeiro semestre e projeta alcançar a marca de 30 mil integradores até o final do ano.

Aiko: módulos ABC tipo N

A fabricante chinesa de módulos All Back Contact (ABC) tipo N apresentou sua nova linha de produtos que incluiu a série “Stellar” para o mercado GC, a série “Comet” para aplicações comerciais e industriais e a série “Neostar” para uso residencial, atendendo às diversas necessidades dos clientes. A empresa também revelou seu módulo “Infinite“, alcançando uma eficiência de conversão de 25,2%. Os módulos alcançam uma eficiência de entrega de 24,2%. De acordo com a companhia, sob dimensões de módulo idênticas, os módulos ABC tipo N superam os módulos TOPCon em 6-10% na produção de energia.

BYD: picape híbrida plug-in

Além de apresentar ao mercado a BYD Shark, primeira picape híbrida plug-in voltada para o agronegócio que ainda vai chegar ao Brasil, a BYD Energy lançou na Intersolar o novo módulo fotovoltaico bifacial BYD de 610 W, que será produzido em breve na fábrica de Campinas (SP), focado para fazendas e usinas solares. Compacto, leve, eficiente e com entrega de altas potências, o painel otimiza a utilização do espaço físico para a captação solar e reduz custos com estruturas fixas e trackers em usinas fotovoltaicas de solo. Logo, diminui os investimentos para a construção de usinas e, por consequência, o valor da energia gerada.

A empresa também apresentou a MC CUBE-T, que utiliza a nova geração de bateria LFP para um armazenamento de energia de longa duração. Adota a primeira tecnologia de integração CTS (cell to system ou célula para sistema) do mundo, o que garante grande capacidade.

Chint Power: inversores híbridos e de grande porte

Entre os destaques apresentados na Intersolar 2024 pela da Chint Power, estão os equipamentos de grande porte, incluindo inversores de 333 kW e 350 kW, soluções de grid zero para múltiplos inversores, skid e diversas opções de BESS. Para projetos menores, a Chint Power apresentou o inversor de 37,5 kW (220V) e o inversor híbrido com banco de baterias, disponíveis para soluções monofásicas ou trifásicas. A empresa também apresentou soluções de bateria com capacidade variável, otimizadas para diversos cenários, capazes de decidir entre utilizar energia armazenada ou recarregar a bateria. Destaque para o container de bateria de 5 MWh com PCS Skid de 2.4 MW, que possui tecnologia de resfriamento líquido integrado, combinando alta energia, desempenho e segurança.

Enerzee: opções comerciais com zero investimento do cliente

A empresa especializada em instalação de sistemas fotovoltaicos e parceira exclusiva WEG, conta com três mil projetos entregues e mais de 100 MW gerados, apresentou ao mercado seu portifólio de opções comerciais, com ênfase no Ezee Solar, uma solução onde o cliente passa a gerar energia renovável na sua casa ou empresa com redução dos gastos mensais com energia e zero de investimentos. Além disso, no final do contrato, o equipamento passa a ser do cliente.

Huawei: baterias para utilities e C&I e carregador ultrarrápido

Durante a feira, a Huawei Digital Power anunciou o lançamento da bateria voltada para utilities, a LUNA 2000, de 4,5 MWh, que conta com sistema inteligente de armazenamento e otimizador a nível de pack e rack, refrigeração a líquido, dois níveis de proteção ativas e quatro passivas, com uso da Inteligência Artificial para o monitoramento inteligente a nível de célula, pack, rack e container.

Já a bateria para o setor comercial e industrial (C&I ) LUNA 2000, de 215 kWh, possui sistema inteligente de armazenamento, mais capacidade e melhor eficiência, resfriamento a líquido, baixa distorção harmônica e calibração automática de SOC (state of charge), além do inversor SUN2000-150KTL com proteção ativa contra o arco elétrico, maior eficiência, tecnologia de desligamento rápido e sensor da temperatura nos conectores.

A Huawei também apresentou sua solução de Battery as a Service (bateria como serviço), em conjunto com a Matrix Energia, que permite que o consumidor não realize investimentos ou tenha custos de aquisição de baterias e a instalação dos equipamentos

Já para o segmento de eletromobilidade, a empresa apresentou do carregador ultrarrápido para veículos elétricos com capacidade máxima de 720kW, três vezes mais potente que os demais carregadores, é capaz de carregar o equivalente a 200 quilômetros em cinco minutos.

HDT: plataforma que gera crédito em produtos Huawei

A HDT anunciou uma plataforma que conecta geradoras de energia remota, distribuidores de kits fotovoltaicos e integradores, gerando benefícios como crédito em dinheiro diretamente aos integradores, que poderão utilizá-lo na compra de equipamentos Huawei. A distribuidora BelEnergy e Órigo Energia, geradora de energia compartilhada, também anunciaram a adesão ao modelo durante cerimônia no estande da empresa. Durante o evento, a A HDT ainda comemorou duas das maiores transações comerciais da empresa no país. No primeiro trimestre de 2024, a BelEnergy adquiriu mais de 85 mil inversores residenciais Huawei, que variam entre 3 kW e 10 kW cada, o que equivale a mais de 500 Megawatts (MW) no total. Com isso, essa se tornou a maior compra de inversores residenciais por um mesmo distribuidor na história. Já a Órigo Energia fechou recentemente um acordo para a compra de 350 MW com previsão de aumento desse volume até o final deste ano, em inversores Huawei de alta potência, voltados a usinas de geração distribuída. Essa também foi a maior venda registrada no segmento de projetos.

A plataforma permite que integradores, ligados a BelEnergy, tenham uma opção complementar à sua atuação no mercado, abrindo possibilidades de novos negócios. Ao aderirem à plataforma, através da geração de energia compartilhada Órigo, eles receberão créditos em dinheiro para usarem nas próximas vendas de equipamentos Huawei. 

Intelbras: off-gri e agronegócio

Os visitantes da Intersolar 2024 tiveram a oportunidade de conhecer o novo sistema de bombeamento de água apresentado pela Intelbras em seu estande. Desenvolvida para o segmento off griddispensando a conexão com a rede elétrica – a solução tem foco no agronegócio, no entanto, a aplicação não se limita ao campo, sendo também adequada para cenários urbanos, onde pode ser utilizado em cisternas

O kit é completo vem com painéis solares, controlador de carga MPPT e bomba, oferecendo ao usuário a vantagem de adquirir todos os componentes de um único fabricante, reduzindo os riscos de erros no dimensionamento, evita problemas de desempenho e simplifica o suporte e a manutenção.

A empresa ainda apresentou novos modelos de inversores On Grid monofásicos e trifásicos, desenvolvidos para atender às demandas atuais, oferecendo flexibilidade para projetos de diversos tamanhos e complexidades. Os novos modelos ainda contam com índices de proteção significativos, como IP65 e IP66, garantindo resistência contra água e poeira. Nos componentes internos, a proteção é reforçada com a classe C5 contra corrosão, ideal para ambientes com maresia e áreas industriais.

Para impulsionar a expansão da infraestrutura de mobilidade elétrica no Brasil, a Intelbras também lançou um novo carregador veicular de 30 kW, equipado com um software completo de gestão, além da recarga com corrente contínua. A novidade fomenta novos negócios e é ideal para aprimorar a infraestrutura de ambientes públicos, supermercados, restaurantes, shoppings, e outros locais estratégicos. Com modelos que vão do carregador portátil mini de 3 kW até o Business de 22 kW, a Intelbras passa a atender a diferentes necessidades dos usuários.

MTR Solar: automação de tracker solar e monitoramento

A MTR Solar, especializada na distribuição e fabricação e equipamentos para usinas solares no Brasil, apresentou o tracker solar, estruturas de solo, skid e eletrocentro para a instalação de sistemas fotovoltaicos de grande escala. Além disso, anunciou a automação de seu tracker solar certificado e premiado por diversas instituições do Brasil e do mundo.

O grupo também divulgou um contrato de serviço de monitoramento para 132 MW de usinas da Ineer Energia.

SolarEdge

Um dos principais lançamentos da SolarEdge durante a Intersolar 2024 foi o inversor TerraMax 330kW para grandes projetos, ideal para ser utilizado em instalações com desníveis no solo, como em usinas e fazendas solares, aplicação agro, entre outras. A solução pode aumentar o rendimento energético com a utilização do otimizador de potência SolarEdge H1300, com tecnologia voltada para CC (Corrente Contínua) e vários MPPTs (Maximum Power Point Tracking), projetados para maximizar a obtenção de energia dos sistemas fotovoltaicos. Outro destaque foi o SolarEdge ONE for C&I, software online de otimização de energia, desenvolvido para análise e manutenção de sistemas FV de alta potência, voltada para as equipes de instalação e manutenção. Além disso, a empresa também apresentou o novo aplicativo para profissionais do setor fotovoltaico, o SolarEdge Go, que integra recursos de instalação, serviço e gerenciamento em um único lugar. 

SolarX Power: armazenamento e inversores híbridos

Durante os três dias de Intersolar 2024, a SolarX Power exibiu diversos lançamentos, desde inversores com diferentes funcionalidades e novas opções de baterias. As potências vão de microinversor de 1,2 kW até inversor trifásico para C&I de 150 kW.

O gabinete de armazenamento de energia ESS-TRENE, com células lítio ferro-fosfato (LFP) tem potência armazenada até 215 kWh e é equipado com sistema de gestão de energia (EMS). A vida útil é superior a dez anos. Já o gabinete de armazenamento ESS-AELIO de 200 kWh possui gerenciamento de cargas inteligente e está pronto para microrrede. As portas de bateria independentes e duplas estão prontas para expandir sua capacidade e ambos são indicados ao comércio e indústria.

A companhia apresentou também o sistema de armazenamento de energia modular X1/X3-IES, voltado para residências e pequenos estabelecimentos comerciais, que combina um inversor híbrido de 3 kW a 15 kW, um sistema que monitora as variáveis da operação da bateria e evita a sobrecarga (BMS) e módulos de bateria expansíveis, com capacidade de 10 kWh a 30 kWh. O sistema permite um sobredimensionamento de até 200% em relação ao sistema fotovoltaico, com uma saída trifásica desigual e uso eficiente e otimizado da energia.

A SolaX Power também exibiu o inversor híbrido A1-ESS, equipamento que permite operação independente da rede e autonomia energética, além de suportar até quatro sistemas em paralelo. Fornece 80 kWh de energia para uso prolongado e, com eficiência de pico de 98%, maximiza a conversão de energia e reduz as perdas de energia.

TOPCon domina a oferta de módulos e debate sobre qualidade de equipamentos é levantado na Intersolar

A tecnologia TOPCon (Tunnel Oxide Passivated Contact) domina o mercado em 2024, com a maioria dos fabricantes investindo nesta tecnologia devido ao seu equilíbrio entre custo e eficiência. Outras tecnologias como heterojunção (HJT) e Back Contact (BC) também estão em crescimento, com algumas empresas, como Astronergy e JinkoSolar, oferecendo produtos avançados nessas áreas. Fabricantes estão lançando novos módulos com potências variando de 500 W a 720 W para atender diferentes necessidades, desde projetos residenciais até grandes usinas. A pv magazine detalhou os lançamentos dos principais fabricantes na matéria “Tecnologia e qualidade dos módulos fotovoltaicos no mercado nacional” da edição especial Intersolar São Paulo 2024. Além das novas tecnologias, a reportagem alertou para a entrega de módulos de baixa qualidade ou que não entregam a energia que prometem. Com mais de 90 marcas disponíveis no mercado e uma disputa significativa por preços pressionando os fornecedores, a dica para o mercado consumidor é pesquisar o histórico e a estrutura do fornecedor. Leia a matéria completa aqui.

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.

Conteúdo popular

Helte adquire 40 mil módulos da Sengi e quer impulsionar vendas de módulos nacionais
10 outubro 2024 Para enfrentar concorrência chinesa e mitigar o aumento na tarifa de importação de painéis solares, a distribuidora pretende aumentar a participação d...