Novas instalações de geração solar devem chegar a 300 GW em 2023

Share

Da pv magazine Global

Um novo relatório do NREL destaca uma forte demanda global por solar fotovoltaica no mundo. Os analistas do NREL esperam que as instalações globais atinjam 300 GW este ano e 400 GW até 2025.

A China continua na vanguarda da implantação de energia solar, aumentando suas instalações em 57% ano a ano em 2022, representando 42% da demanda global. A maioria das instalações da China são projetos distribuídos menores, em vez de projetos grandes e centralizados em escala de serviços públicos, segundo a Agência Internacional de Energia.

Nos Estados Unidos, a energia fotovoltaica representou cerca de 46% das novas adições de capacidade de geração de eletricidade em 2022. No entanto, a energia solar tem um longo caminho a percorrer para desempenhar seu papel como uma tecnologia central na transição energética. A energia fotovoltaica representa 9% da capacidade líquida de verão e 4,7% da geração anual em 2022, disse o NREL.

Capacidade acumulada nos países até o final de 2022 (GW). Fonte: NREL

A Califórnia deu os passos mais longos em energia solar, com 27,3% de sua geração de eletricidade sendo proveniente de energia solar. A Solar tem pelo menos 5% de participação no mix de geração em 16 estados até o final de 2022.

Preços

Os preços dos módulos caíram globalmente para uma baixa de dois anos em abril de 2023, diminuindo constantemente desde o outono de 2022, apesar da forte demanda. Nos primeiros dois meses de 2023, os preços médios dos módulos nos EUA foram de US$ 0,36 por W, queda de 11% em relação ao trimestre anterior. Módulos foram negociados com um prêmio de 57% sobre o preço à vista global para módulos de silício monocristalino monofaciais.

A curva de experiência solar fotovoltaica, conhecida como Lei de Swanson, mostra a relação, em forma logarítmica, entre o preço médio de venda de um módulo solar e as remessas globais cumulativas de módulos. Para cada duplicação de remessas fotovoltaicas cumulativas de 1976 a 2022, houve uma redução média de 22% nos preços dos módulos, disse o NREL.

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.